top of page

BPM? RPM? FREQUÊNCIA CARDIACA? POTÊNCIA? FTP?

TRANSFORMA O TEU TELEMÓVEL

NUM CICLO-COMPUTADOR


Se és fã de indoor cycling já ouvistes estas palavras seguidas de números durante a aula, elas servem para controlar, ajustar e melhorar o teu treino.

Hoje partilhamos contigo duas aplicações gratuitas que te vão ajudar a entender melhor, a utilizar e a descobrir a forma mais eficaz de treinar com qualidade


A informação no treino é importante e esta é obtida através destes "números". Quando os ouves, durante a aula, eles são partilhados para controlar a intensidade, a velocidade, a potência e assim melhorares a cada treino.


Hoje partilhamos contigo uma SOLUÇÃO GRATUITA para o treino seja mais fluido e menos preocupado com números e, assim, melhorar a comunicação entre aluno e instrutor. Estas aplicações foram desenvolvidas tendo em conta os melhores programas de treino no mundo do indoor cycling. Todos eles têm por base a FREQUÊNCIA CARDÍACA como meio de controlar a intensidade e programar o objectivo de um treino. Por essa razão é FUNDAMENTAL A UTILIZAÇÃO DE UM CARDIO-FREQUENCIMETRO.

Relógios desportivos, smartwatch ou bandas/fitas bluetooh que podes emparelhar com o teu telemóvel tudo serve.


Este é um INVESTIMENTO OBRIGATÓRIO que terás de fazer, reforço a palavra “INVESTIMENTO”, pois é disso mesmo que se trata investir em saúde e este vale bem cada fracção de cêntimos que custa.

Se há 15 anos obrigava a um investimento de centenas de euros, hoje, por mesmo valor de uma mensalidade de ginásio adquires uma banda num valor que ronda os 35 euros. Por isso não há desculpas.



Tendo o “hardware”, fita e telemóvel, precisamos do “software”. A Momentum by Motosumo e a PolarBeat. E porquê estas aplicações? Porque são as que recomendamos usar aos nossos alunos. Ambas são gratuitas, compatíveis com todos os sistemas operativos e só terás de optar pela que vai de encontro com as tuas necessidades e objectivo.


Neste quadro poderás comparar as funcionalidades de cada uma das aplicações:

REVIEW MOMENTUM by Motosumo

A aplicação Momentum tem como principal caraterística a interacção entre atletas, por isso, obriga a estar sempre ligado à internet na mesma rede que os outros utilizadores. O ginásio terá de pagar, também, uma licença para que esta interacção seja possível. No entanto podes usa-la sem esta ligação e usufruir do sensor de cadência sem qualquer custo, possível utilizando o osciloscópio do teu telemóvel.

Usando uma fita cardio-frequencimento bluetooh ou um sensor de cadência poderás, também, receber informação de percentagem de frequência cardíaca e, ou, FTP elevando a um patamar único o teu treino.

Com um design moderno e um interface muito intuitivo a aplicação é muito agradável de usar durante as aulas de indoor cycling pela cor de fundo mas também pela alternância de cores dependendo da ntensidade do treino mantendo-te motivado enquanto desenhas um gráfico da totalidade da tua aula.

Claramente vocacionado para o indoor a aplicação não conta com GPS e também deixa de funcionar quando o ecrã deixa de estar visível no telemóvel pelo que o consumo de bateria também aumenta. A sua utilização nas aulas online, uma realidade que a própria Motosumo está a fazer uma grande aposta, obriga à utilização de um outro equipamento para assistir à aula. Algo a rever.

A rever também as zonas de treino, por cor e número.

Ponto forte a ligação a sensores externos de cadência e potência que permitem um controlo absoluto de todos os parâmetros de treino.



REVIEW POLARBEAT by Polar

A aplicação é muito similar às muitas aplicações multidesportos que existem no mercado, conta com o GPS para calcular distancias e velocidades, no entanto não grava percursos. Tem um assistente de voz perfeito para o outdoor mas inconveniente nas aulas indoor.

A sua utilização é intuitiva e apesar de não se ligar em grupo tem presente os muitos e longos anos de experiência da Polar no mundo do fitness.

Dentro da aplicação encontrarás os produtos Polar® compatíveis com a aplicação no entanto ela permite-te ligar a qualquer outra fita Bluetooh. Encontrarás também um Blogue com uma série de artigos que te permitirão saber mais sobre o treino através de frequência cardíaca.

O ecrã durante o treino é bastante simples e através das 5 zonas de treino, convencionadas na maioria de aplicações, sport e smartwatchs, vai desenhando um gráfico de intensidade.

Não é possível calcular nem a cadência nem a potência, nem mesmo ligar sensores externos.

Destaque para o resumo final do treino, pelo feedback bem pensado e também pelo percentual de gordura queimada tendo em conta as tuas calorias, que, por si só, desmistifica e esclarece qualquer leigo sobre o mito de que quantas mais calorias mais gorduras queimas.

Esta é a aplicação que sugerimos usar para quem tem o foco na perda ou manutenção do peso.

O seu design já teve melhores dias está um pouco outdated mas a função está lá.



Agora que tens toda a INFORMAÇÃO o fundamental é saber o que fazer com ela e ninguém melhor que o teu instrutor para analisar e orientar os teus treinos em função do patamar onde estás e dos teus objectivos.

Diariamente no Just4Cycling acompanhamos os nossos alunos a partir dos treinos que nos enviam e orientamos as aulas seguintes em função das dificuldades e das necessidades individuais, porque todos os nossos alunos têm necessidades diferentes.


437 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page