top of page

Como cuidares da tua bicicleta de indoor cycling

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Partilhamos contigo os cuidados a ter, os produtos a usar e como cuidar da tua bicicleta de indoor cycling. Como limpar, lubrificar, eliminar ruídos, quais os produtos mais eficazes são as perguntas que mais respondemos desde que temos o nosso projecto online.


Seja a tua bicicleta usada ou nova todas têm necessidade de cuidados diários, semanais e mensais e é por aqui que começamos, pelo calendário de manutenção.


DIARIAMENTE:

· Solta a roda da resistência libertando os calços

· Solta e ergue o guiador e selim para limpar (no caso da bicicleta ter consola não deves remover na totalidade o guiador)

· Limpeza da bicicleta após treino

SEMANALMENTE:

· Inspecciona a bicicleta por danos ou peças soltas

· Limpa e lubrifica a roda de inercia, os apertos, o selim e o guiador


MENSALMENTE:

· Reajustar parafusos dos cranks, pedaleiras e pedais

· Lubrificar os calços de travões

· Lubrificar a corrente

TRIMESTRALMENTE:

· Lubrificar o sistema de resistência



LIMPAR SEM ESTRAGAR

Diariamente limpa a bicicleta logo após o treino com um produto biológico, sem lixívia, sem amoníaco e não corrosivo (ISTO INCLUI LIMPA VIDROS).

A tua bicicleta é composta por vários componentes que se degradam com este tipo de produtos (plásticos/tratamentos anti derrapantes e anti corrosivos).

No caso de partilhares a tua bicicleta em casa com outra pessoa usa um também um produto anti-bacteriano eficaz.



NÓS USAMOS O SHAMPOO LIQUI MOLY bem diluído em água. Este é o mesmo detergente profissional que também usamos nas nossas bicicletas de BTT e Estrada e está particularmente preparado para não corroer peças importantes da bicicleta como os plásticos, carbono, autocolantes, tecidos, etc.



PROTEGER A PINTURA E OS PLÁSTICOS

Semanalmente protegemos a nossa bicicleta contra a corrosão do suor (que é muito agressiva) aplicando o Spray de Silicone LIQUI MOLY por toda a bicicleta, o que inclui as partes de inox, as barras verticais de ajuste do selim e do guiador. O óleo de silicone deve ser pulverizado num pano e depois espalhado sobre toda a bicicleta. Ela vai criar uma película repelente e não gordurosa que protegerá a bicicleta durante toda a semana.


CADA ÓLEO NO SEU LUGAR

CHEGAR ÓLEO AO TRAVÃO? Sim, nas bicicletas com calços de feltro ou pele deves aplicar mensalmente o óleo de silicone, assim vais continuar a ter uma maior fluidez da roda e evitar barulhos e chiadeiras.



PARA BICICLETAS COM CORRENTES Lubrificar a corrente com o óleo próprio de corrente LIQUI MOLY, as correntes trabalham ferro sobre ferro deverão ser lubrificadas por um oleo próprio que reduza o atrito, o barulho, o calor da fricção e que proteja eficazmente as rodas dentadas, pois se correntes há muitas substituir um eixo pedaleiro de uma bicicleta de indoor pode ser uma dor de cabeça dispendiosa.

No que diz respeito à lubrificação do mecanismo de resistência da tua bicicleta um pouco de massa consistente fará o trabalho.


PROTEÇÃO EXTRA

Mensalmente também protegemos a cor e o brilho das nossas bicicletas aplicado uma camada de Cera LIQUI MOLY que a mantêm com aquele aspeto de novinha a estrear.



UMA ULTIMA OBSERVAÇÃO

Com estes cuidados básicos terás bicicleta para muitos anos, há coisas que deves evitar fazer ou cuidar a todo o custo.

O guiador, o eixo pedaleiro, as protecções e os rolamentos são peças bastante caras às quais ainda se tem de incluir, muitas vezes, custos de expedição do estrangeiro.

Evita abrir a tua bicicleta e caso, o tenhas que fazer, certifica-te que tens as ferramentas certas ou procura os profissionais certos.

Infelizmente já assistimos a bicicletas ficaram totalmente inutilizadas ou com reparações demasiado caras por situações absolutamente desnecessárias.



15% DE DESCONTO

EM TODOS OS PRODUTOS LIQUI MOLY

COM O CUPÃO JUST4CYCLING

UMA OFERTA VIELPEÇAS


603 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page